Aos 36 anos, o shopping RIOSUL renova sua marca com uma estratégia de branding criada pela área de marketing em parceria com a agência FCB. Nessa entrevista, yeezy pas cher Fabiana de Luna, gerente de marketing do shopping, conta os desafios de se manter vibrante e fazer juz à sua incontestável alma carioca. 1. Qual o maior desafio para um shopping se manter atual e vibrante em uma cidade como o Rio de Janeiro? O principal desafio para qualquer negócio é ter uma Comprar Calzoncillos Calvin Klein identidade, um DNA e se manter fiel a ele, pois é assim que se estabelece uma real conexão com o cliente. O Rio de Janeiro é cool, vibrante, democrático, e o RIOSUL é um pedaço do Rio de Janeiro, faz parte da história da Cidade. Isso valida a assinatura de shopping carioca pelo próprio carioca que sempre tem uma vivência bacana pra contar sobre ele e o RIOSUL. Tem pessoas que começaram a namorar aqui, pedidos de casamento, o primeiro shopping… Ser atual é ser verdadeiro e isso o RIOSUL é. 2. O Rio Sul sempre foi o “verdadeiro” shopping carioca. Essa “alma” a comunicação vem procurando resgatar nos últimos tempos. De que forma? Estamos nos apropriando ainda mais da nossa “alma carioca”. A campanha de 2016 teve esse briefing e tem esse propósito. As fotos e imagens reverenciam o “viver o Rio”. Refletem a cidade, o sol, o lifestyle carioca com fotos e imagens de fatos que realmente acontecem no Rio de Janeiro. 3. Que ações ainda estão previstas nesse trabalho de branding? Vamos trazer o “viver o Rio” para dentro do RIOSUL cada vez mais. E também atuando no cuidado com o entorno. Temos ações importantes de sustentabilidade como a Trilha da Babilônia que é promovida pelo RIOSUL, e faz parte de uma ação maior de reflorestamento e manutenção da floresta que é desenvolvido desde 1987, nos morros da região, numa colaboração entre o RIOSUL, o CGA, o Exército Brasileiro, a Prefeitura da Rio, a Associação dos Moradores da Babilônia (AMABI), o Grupo de ação ecológica (GAE) e a Associação de moradores da rua Lauro Muller ( ALMA). 4. O que há de novo no shopping, além do cinema que acaba de ser inaugurado recentemente? O Mix de lojas do RIOSUl como um todo está muito atual e carioca. É um trabalho que reflete a alma inovadora e empreendedora do RIOSUL. Lojas que chegam aqui e em pouco tempo são líderes de venda no Brasil. Isso é uma força incontestável do RIOSUL. Além dos cinemas, que recebem a chancela de formadores de opinião como o “melhor do Rio e até do Brasil” teremos em breve a super esperada Forever 21, a primeira loja da marca na Zona Sul, ações e promoções diferenciadas, eventos autorais, criados para serem únicos como o “Roteiro de Páscoa RIOSUL” que ensinou sustentabilidade para as crianças, mostramos e montamos mini cacaueiros para que elas vivenciassem a experiência completa – da floresta ao chocolate. Esse conteúdo próprio e único vai alegrar e encantar a cidade. Cada cantinho do Shopping é tratado com cuidado. Em breve daremos início ao projeto Cinematerna, e ações especiais no Espaço Família que vão encantar as mamães e os bebes do RIOSUL. São novidades que criam conteúdo próprio ao RIOSUL. 5. Qual é a relação das pessoas com o Rio Sul hoje, e qual é o perfil do frequentador desse shopping? Há outros/novos públicos que vocês gostariam de atrair? O RIOSUL tem uma relação forte e importante com as pessoas. As críticas e elogios são sempre bem vindos. As pessoas tem uma relação de pertencimento com o RIOSUL e isso é muito importante. Temos um público eclético, cariocas, turistas brasileiros e muitos estrangeiros também. Faixa etária variada e de ambos os sexos ( quase meio a meio). Temos sentido um rejuvenescimento do público também. 6. Que desafios tem o varejo em um período tão difícil e como auxiliar lojistas a lidarem com tudo isso? Nos tempos difíceis o varejo precisa ser criativo, inovador e criar com personalidade e foco no cliente. A crise precisa ser vista sempre como um momento de oportunidade. Fazer diferente do concorrente. Buscar conhecer muito e se relacionar com seu público de forma próxima e verdadeira.

Author: Claudia Penteado