2016 é Burberry Cashmere Scarf e sperado como uma espécie de redenção de 2015, um ano tão difícil que muita gente prefere simplesmente esquecer. Para Gustavo Oliveira (foto), presidente da Abap-Rio, a propaganda será uma grande aliada para as empresas. “Quem conseguir se posicionar bem neste período, em especial criando um vinculo maior com seus clientes, vai sair desta crise muito mais forte e com ganhos de mercado. A propaganda vai ser uma grande aliada para as empresas que pensarem desta forma”, declara Oliveira, vice-presidente de operações da FCB Rio. As Olimpíadas vêm aí, como um sopro de novidade. “No Rio em particular, poderemos viver um período de maior otimismo com a entrega de obras importantes que vão transformar a cidade e a visão que temos dela, e com o período das olimpíadas”, opina Gustavo Bastos, sócio e diretor de criação da 11:21. Bob Vieira da Costa, CEO e sócio da Nova/sb, acredita que o ano tem tudo para não ser um “2015 S”. Diz que apesar de tudo entra no novo ano animado, preparado, determinado. Ezra Geld diz que esse será apenas mais um ano de crise, como muitos outros vividos no passado. Como ele, Marcio Borges, diretor geral da WMcCann, também está otimista e afirma que 2016 será o ano das oportunidades. “Espero que a indústria da comunicação fique unida, atenta e de mente aberta a todas as novidades, oportunidades e dificuldades que vão surgir”, diz Eduardo Moncalvo, sócio-diretor da Staff e diretor da Abap-Rio. Flávio Martino, sócio diretor da Giacometti, torce por um ano “mais acertivo e menos instável”. “Nossa indústria precisa ser rediscutida, reavaliada e atualizada. Entramos em um modo perigoso de autodepreciação nos últimos 10 anos. 2015 serviu para expor ainda mais essas feridas. Nosso mercado já foi mais unido. Espero que em 2016 possamos agir conforme pregamos”, acredita André Gomes, co-CEO Mullen Lowe Brasil. T Shirt Versace Pas Cher Marcelo Gorodicht, diretor da X-Tudo, que teve um ano 2015 muito bom, por sinal, acredita que a hora é de estar próximo dos clientes, cuidando para que todos calzoncillos boxer baratos passem por esse momento da forma menos traumática possível. Antonino Brandão, vice-presidente de atendimento e negócios da NBS e diretor da Abap-Rio, se descreve como um “otimista responsável”. “O nome do jogo é mudança. T Shirt Fendi Homme Quem não mudar vai morrer. Vejo que as agências entenderam esta mensagem e estão se ajustando para os tempos de tormentas. Apesar de tudo, sou um otimista responsável”, afirma. Armando Strozenberg, chairman Havas Worldwide Brasil e vice-presidente da Abap Nacional, declara que 2016 é a pergunta que não quer calar mas não encontra quem a responda com razoável certeza ou precisão. “Por enquanto, o problema não é procurar luz no final do túnel. É achar o túnel…Mas – inexoravelmente – o mundo não pára, a roda continua o seu giro.”, conclui, lembrando que será preciso ter muito fôlego, vontade e suor, valorizar Burberry Outlet London cada vez maior das grandes ideias, ter disposição para ouvir as demandas dos clientes e sensibilidade para o ainda provável downsizing de que o consumidor brasileiro será vítima. De uma forma ou de outra, entramos em 2016 desse jeito meio “pisando em ovos”, mas otimista, e com disposição para fazer dele um bom ano.

Author: Claudia Penteado