O Digital foi um importante alavancador de negócios calzoncillos boxer baratos para a agência X-Tudo no último ano. O trabalho da equipe de estratégia digital é tema desse papo com o Marcelo Gorodicht, diretor geral da agência, que fala de cases de sucesso, experiência adquirida e conquistas em um ano tão desafiador. E de futuro, claro, pois ele e sua equipe estão sempre olhando para frente. E que venha 2017!

Como o digital se integrou à cultura e se integra ao dia-a-dia do trabalho da X-Tudo?

Gorodicht – A missão da agência, expressa inclusive no nome X-Tudo, é a de atender aos nossos clientes em todos os pontos de contato com seu consumidor. Nesse contexto, a comunicação digital é cada vez mais importante e crescente.
Sendo assim, logo que iniciamos as nossas operações, em 2011, procuramos entrar no mercado oferendo também o planejamento de mídia digital e gestão/produção de conteúdo para as mídias sociais dos nossos clientes.
Num primeiro momento, era praticamente um serviço a parte. Mas aos poucos, e acho que ainda estamos nesse processo, foi se integrando a cultura da agência, aos outros departamentos, e hoje, eu diria que em qualquer plano de comunicação que apresentamos, o on e o off estão absolutamente integrados bem como todo o BTL. Ou seja, enxergamos a comunicação como uma coisa única, em que as várias ferramentas se juntam para atingir aos objetivos dos nossos clientes.

Como está estruturada a área digital da agência, e como se integra à criação, ao planejamento, à mídia?
Gorodicht
– Temos um núcleo estratégico na agência, formado pelo supervisor de criação Thiago Martins, o redator e planner, Marcelo Santos e a supervisora de online e mídias digitais, Bia Soler. Juntam-se a este núcleo os executivos que atendem cada cliente para a análise de cada briefing que entra na X-Tudo. A partir daí, cada área desenvolve sua parte do job de acordo com o que ficou combinado no núcleo. Especificamente na área digital, a Bia conta com uma coordenadora de conteúdo para mídias sociais e analistas digitais. Já a área de planejamento e compra de mídia digital propriamente dita, está atrelada ao departamento de mídia da agência.

Qual foi o case digital de maior sucesso da agência no último ano?
Gorodicht
– Um dos cases recentes de maior sucesso e repercussão, foi para a Rede de Lojas Espaço Rubro Negro em comemoração ao Dia do Flamenguista. A ideia foi fazer uma grande surpresa em uma das lojas da rede com um dos jogadores mais queridos pelos torcedores: o ex-zagueiro Ronaldo Angelim. Como vendedor por um dia, Angelim surpreendia os clientes da ERN ao entrarem na loja. A ação surpresa foi toda filmada e divulgada no Dia do Flamenguista na fanpage da rede e teve impacto viral. No Facebook, mais de 430k usuários foram alcançados com mais de 4.000 compartilhamentos. O videocase foi matéria em grandes portais esportivos, como Extra, Globo.com , ESPN, site oficial do clube e inúmeros blogs especializados em Flamengo.

E quais foram as conquistas da agência na área digital?
Gorodicht
– A principal conquista é poder desenvolver a comunicação 360. Ou seja, é atendermos a praticamente todos os clientes em todas as disciplinas da comunicação. Ainda assim, temos alguns contratos em que atendemos apenas ao digital, como por exemplo o Grupo WQS (rede de lojas multimarcas de surfwear e lojas oficiais do Flamengo), High End (empresa especializada em automação residencial e home theater de alto padrão), dentre outros. Considero uma conquista também unificar clientes que eram atendidos separadamente no on e no off por agências diferentes e que agora concentram toda a comunicação na X-Tudo, como é o caso Shopping Via Parque.

Foi um ano difícil. O trabalho digital cresceu em relação a outros investimentos dos anunciantes?
Gorodicht
– Sim, sem dúvidas. Em muitos casos, acho até que de forma distorcida. Muitos clientes acham que podem economizar investindo menos apenas no digital, especialmente em mídias sociais, e alcançar resultados semelhantes ao que obtinham antes.
Não existe milagre. O que existe é uma Philipp Plein Pas Cher nova ferramenta, uma nova mídia, com suas características e métricas diferentes. E isso deve ser agregado à comunicação do cliente visando otimizar ainda mais seus resultados. Mas a mídia online ou as redes sociais não irão substituir a mídia off. Irão se somar a ela.

Qual o desafio de dar certo fortalecendo e investindo no digital?
Gorodicht
– O desafio é provar para o cliente que você não precisa ter nascido uma agência apenas digital para ser eficiente em digital. É mostrar para o mercado que o que precisamos entender é de comunicação publicitária, e estarmos atualizados com tudo o acontece no universo da comunicação, incluindo o digital, óbvio. Precisamos fazer o cliente entender que a integração das disciplinas e a melhor utilização de cada uma é que vai gerar os melhores resultados. Portanto, a X-Tudo não investe apenas no digital para crescer. Investe também no digital para crescer.

O que esperar de 2017?
Gorodicht
– Esperamos alguma melhora por menos que seja (até porque uma piora seria difícil…rs). Acreditamos que o país está amadurecendo com toda a crise que temos vivido desde 2015, e que a luz, ainda que tênue, já começa a ser vista no fim desse túnel. Enfim, seguimos animados e mais experientes a cada problema. 2017 vai ser bom. Eu aposto nisso.

(Entrevista realizada pela jornalista Claudia Penteado)

Author: Claudia Penteado